Proposta pedagógica

Um mundo em transformação pede uma educação transformadora

Caráter Social

Na sociedade atual, caracterizada como consumista, individualista e hedonista, percebemos uma carência de fé e uma inversão de valores do “ter” se sobrepondo ao “ser”. Isso também contribui para a violência crescente, destrói a vida humana e a natureza.
Faz-se urgente o ser humano reaprender a "ser humano”. Acreditamos que uma Proposta Pedagógica humanista, cristã e solidária, ajude o aluno a construir, dia a dia, o seu “saber” e o seu “ser”, tornando-o sujeito e agente positivo na construção de um mundo melhor.

Caráter Educativo

O caráter educativo da Proposta Pedagógica ampara-se em princípios de pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, que juntas dão o rumo de nossas atividades escolares, na sala de aula ou em ambientes extraclasse. Isso porque durante o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem há de ficar nítido que o aluno irá se apropriando, progressivamente, dos conhecimentos culturais fundamentais, para viver no ambiente sociocultural no qual nasceu e/ou vive.

Com base nessa concepção pluralista, as decisões são adotadas sob a supervisão geral da Diretora do Colégio, com o objetivo de que no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem materializem-se as relações interpessoais, na interação entre o sujeito e o processo educativo, o homem e o mundo, o aluno e a família. Além disso, a concepção de que uma inteligência dinâmica, aliada à afetividade, corresponde melhor a um tipo de aprendizagem exigido pela sociedade hoje, caracterizado pela rapidez das mudanças tecnológicas, que esperam, cada vez mais, do profissional de amanhã. E nesse sentido não é demais lembrarmos o óbvio: o aluno de hoje será o profissional de amanhã, cuja formação começa pelos bancos escolares, já nas etapas iniciais da Educação Básica. Por isso, havemos de proporcionar uma aprendizagem baseada em atividades intelectuais que pedem iniciativa e criatividade, em substituição à obsoleta educação centrada na transmissão de conteúdos programáticos, tão memorizados, quanto massacrantes.

As duas diretrizes básicas da Proposta Pedagógica são:

1. Atentar para os relacionamentos sociais, intervindo quando necessário, para o bem do processo educativo, como parte de uma realidade do presente, com reflexos no futuro;

2. Não tratar os valores apenas como conceitos ou ideais de gerações em formação, mas incluir essa perspectiva no ensino e na vivência dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar, como meios para atingir um fim.